PROGRAMA

Dia I - 8 de Outubro de 2019


8h30 - Abertura do Secretariado

9h15 - Sessão de Abertura

Moderadora: Elisabete Magalhães – Presidente do Núcleo de Criminologia da Universidade Fernando Pessoa

Discurso: Magnífico Reitor Prof. Doutor Salvato Trigo

Discurso: Prof. Doutora Sónia Caridade - Coordenadora do 1.º Ciclo de Criminologia


10h15- Mesa Redonda: Reconhecimento da profissão de Criminólogo

Moderadora: Daniela Rodrigues - Vice-Presidente do Núcleo de Estudantes de Criminologia

Orador: Mestre Miguel Silva - Presidente da Associação Portuguesa de Criminologia

Oradora: Mestre Joana Torres – Docente da Universidade Fernando Pessoa

Orador: Prof. Doutor Fernando Eduardo Batista Conde Monteiro – Diretor do Curso de Criminologia e Justiça Criminal da Universidade do Minho

Orador: Prof. Doutor José Pinto da Costa – Médico Legista e Professor Universitário


11h30- Coffee Break


11h45- Mesa 1: Prevenção da Violência e Comportamentos Delinquentes em Contextos Escolares: A Importância do Criminólogo nas Equipas Multidisciplinares

Moderadora: Prof. Doutora Sónia Caridade – Docente da Universidade Fernando Pessoa

Oradora: Prof. Doutora Madalena Sofia Oliveira – Investigadora Integrada no JusGov e Docente na Cespu - Título da Intervenção: “A Escola como palco privilegiado na prevenção da violência e comportamentos delinquentes."

Orador: Professor Duarte Barros - Representante da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” - Título da Intervenção: "Projeto Nacional de Educação pelos Pares".

Orador: Professor Doutor Paulo Sargento – Diretor e Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches – IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia, Neuropsicólogo e Comentador CMTV - Título da Intervenção: "Risco e Insegurança".

13h- Pausa para Almoço


14h30- Mesa 2: Sob o teto de vidro da institucionalização: O papel do Criminólogo como desbloqueador de processos

Moderadora: Elisabete Magalhães – Presidente do Núcleo de Criminologia da Universidade Fernando Pessoa

Orador: Dr. Carlos Peixoto – Representante da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - Título da Intervenção: "Acolhimento Residencial de Crianças/Jovens: antecipar características e arriscar alternativas no âmbito da Criminologia."

Orador: Dr. António Tavares - Provedor da Sta. Casa da Misericórdia do Porto - Título da Intervenção: “As Instituições Sociais e o Estado: Complementaridade na Prevenção”

Orador: Professor Doutor José Soares Martins – Docente da Universidade Fernando Pessoa - Título da Intervenção: “Alguns Contributos para a Compreensão do Crime e Desvio na Adolescência.”


16h00- Coffee Break


16h15 - Workshop sobre a Linguagem Corporal e a Detecção da Mentira em Contexto Forense – Dr. Rui Mergulhão Mendes


18h00- Encerramento


Dia II- 9 de Outubro de 2019


9h45- Abertura de Secretariado

10h00- Mesa 1: Da Avaliação do Risco ao Homicídio em contexto de Violência Doméstica

Moderadora: Prof. Doutora Ana Sani – Docente da Universidade Fernando Pessoa

Orador: Dr. António Castanho – Técnico Superior na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna - Título da Intervenção: “O Controlo Coercivo, Stalking e a Justiça.”

Oradora: Prof. Doutora. Rita Rola – Docente da Universidade Fernando Pessoa e Advogada - Título da Intervenção: “O Criminólogo como Avaliador do Risco no Crime de Violência Doméstica.”

Oradora: Dra. Fernanda Alves – Procuradora do DIAP de Lisboa - Título da Intervenção: “ Crime de Violência Doméstica – A experiência da UCCVD e do GIAV no DIAP de Lisboa”


11h30 - Coffee Break


11h45 - Workshop Entrevista Forense - Mestre Paulo Pinto


13h15 - Pausa para almoço


14h15 - Mesa 2: Fenómeno Criminológico na Reinserção Social: a Perspetiva da Avaliação, Prevenção e Intervenção

Moderadora: Prof. Doutora Gloria Jolluskin - Docente da Universidade Fernando Pessoa

Orador: Prof. Doutor Marcos Paulo Ribeiro - Adjunto-Substituto da Diretora do Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa - Título da Intervenção: “Avaliação psicossocial em meio prisional: Reflexões acerca do concreto e do desejável- Caminhos para a Criminologia”

Oradora: Dr. Rita Lourenço – Representante da instituição APROXIMAR Cooperativa de Solidariedade Social, CRL - Título da Intervenção: “O Paradigma da Mobilização da Sociedade Civil: Desenho de uma Metodologia para o Envolvimento Comunitário no Processo de Reinserção Social de Ofensores”

Oradora: Dra. Alexandra Gomes – Representante da Innovative Prison Systems - Título da Intervenção: “Inovação no contexto do Sistema de Justiça Criminal”

Oradora: Dra. Ana Conduto – Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça - Título da Intervenção: “A Reinserção Social na Execução da Pena Privativa da Liberdade”


16h00- Coffee Break


16h15 - Palestra intitulada: “Avaliação, Intervenção e Prevenção Criminal para Criminólog@s: A César o que é de César” – Prof. Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves


18h00- Sessão de encerramento

• Discurso do Núcleo de Criminologia da Universidade Fernando Pessoa